Cabelo lustroso, saudável e belo é o resultado de uma alimentação saudável, corpo saudável e dieta equilibrada. Quaisquer deficiências nutritivas podem levar a problemas como cabelo seco, falta de brilho, caspa e no pior dos cenários queda de cabelo.

Por outro lado, existem alguns alimentos que tornam o cabelo saudável e forte.

Assim comendo bem, praticar exercício físico, reduzir o stress, e dormir o suficiente irá ajudar a maximizar o crescimento e saúde do seu cabelo.

10 Dicas Para Cabelo Saudável

Dicas Para Cabelo Saudável

Carbohidratos

Cerca de 55/60% das calorias ingeridas diariamente provem dos carbohidratos. Estes são uma fonte de energia que ajudam no crescimento dos tecidos do corpo, como o cabelo. Assim deve ingerir carbohidratos como vegetais, fruta, grãos e arroz integral invés dos açúcares simples e farinhas brancas. Os alimentos ricos em carbohidratos são uma excelente fonte de vitaminas B complexas vitais para o crescimento do cabelo.

Proteínas

A proteína ajuda ao crescimento de cabelo, assim a sua dieta deve incluir proteínas. A proteína providência fortalecimento à forma do cabelo e reduz a probabilidade de queda de cabelo. Alimentos ricos em proteínas: soja, tofu, produtos láteos como leite, queijo, frutos secos e feijões.

Ácidos gordos essenciais

Além da dieta saudável a ingestão de ácidos gordos essenciais ajuda a dar brilho e textura ao cabelo. Fontes de ácidos gordos essenciais: óleos vegetais, grãos, legumes, óleo semente de linhaça, sementes de abóbora.

Vitamina A

É essencial para o crescimento de cabelo e escalpe saudável. Estas encontram-se em vegetais amarelos e verdes, frutos, batatas-doces, brócolos e nectarinas.

Vitamina E

Aumenta a circulação e absorção de oxigénio, promovendo assim o crescimento e saúde do cabelo. Adicione mais vitamina E ingerindo alimentos como abacates, frutos secos, vegetais de folha escura, legumes e grãos.

Vitamina K

Esta vitamina menos conhecida permite manter um cabelo saudável. Algumas fontes de vitamina K: produtos láteos, figos, espargos, brócolos, alface, couves de Bruxelas, couve lombarda, vegetais de folha verde, aveia, rebentos de soja, e iogurte.

Vitamina B

Para que o seu cabelo cresce forte sem pontas partidas tem de incluir mais alimentos ricos em vitamina B na sua dieta, como: grãos, feijões, lentilhas, frutos frescos e vegetais (em especial citrinos).

Vitamina C

A vitamina c irá ajudar na circulação sanguínea promovendo um crescimento de cabelo saudável e dar cor ao cabelo. A vitamina C é um antioxidante importante que promove a reparação das células e tecidos. Fontes de vitamina C: frutos citrinos como laranjas, limas, limão, frutos vermelhos, e vegetais como couves de Bruxelas, pepinos, tomates, couve-flor, vegetais folha verde e pimentos vermelhos.

Minerais

Ferro

Ajuda o oxigénio a chegar ao cabelo. Sem ferro o cabelo e folículos ficam sem oxigénio, logo a raiz do cabelo fica mais fraca. Coma mais vegetais verdes, grãos.

Potássio

A banana é a melhor fonte de potássio, este é um nutriente importante para as transferências nas membranas das células.

Zinco

O zinco ajuda a criar proteína do cabelo logo tem um papel importante na saúde do cabelo. O zinco também estimula o crescimento do cabelo e aumenta a imunidade. Fontes naturais de zinco: cogumelos, legumes, espinafres, grãos, sementes de abóbora.

Água

A água faz parte de 1/4 do peso de um fio de cabelo. A hidratação torna o cabelo mais suave, logo deve beber muita água. A água ajuda a eliminar as toxinas, químicos e outros poluentes do corpo. Além de hidratar o corpo também mantém o cabelo suave e brilhante.

Coisas a não fazer

A queda de cabelo e a calvície são um problema para as pessoas que adoram comer comida de plástico, ou que tenham padrões alimentares não saudáveis, insónia ou usem químicos para o cabelo para descolorir ou colorir.

O açúcar é bastante ácido, e destrói as vitaminas B e diminui a presença de minerais, levando a cabelo não saudável. Bebidas refrigeradas, snacks fritos, cafeína, álcool e nicotina devem ser evitados.

Alterações do estilo de vida

Além de uma dieta saudável é importante praticar exercício físico para assegurar uma boa circulação sanguínea ao escalpe para promover o crescimento de cabelo.

Trate o seu cabelo delicadamente. Evite escovagens desnecessárias. Use uma escova com cerdas suaves.

Faça uma massagem semanal ao escalpe, para promover a estimulação dos folículos capilares.

Corte o cabelo regularmente para eliminar pontas soltas e permitir que o cabelo se sinta mais saudável.

Descanse bem e durma bem para permitir que o cabelo cresça saudável.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDesintoxicar Organismo
Próximo artigo7 Comidas Ricas em Ferro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here