A romã tem uma capacidade de imitar o estrogénio, logo pode ajudar as mulheres em idade de menopausa a lidar com as alterações de humor, depressão, perda de densidade óssea e flutuação de níveis de estrogénio.

As romãs são novas no mundo da menopausa, mas encontram-se no mundo há séculos. Estas datam de 750 AC e são comummente chamadas de maçã chinesa. Tem sido também usada como símbolo de fertilidade pelos Zoroastrianos e outras culturas antigas devido à sua semelhança com o ovário feminino.

Além disso produz as mesmas hormonas – estradiol, estrona e estriol – por esse motivo pode ajudar a aliviar sintomas depressivos e a baixar o risco de contrair osteoporose, cancro da mama e doenças cardíacas.

As Romãs Podem Ajudar:

Reverter a Perda de Massa Óssea – em estudos que remontam a 2004 em que removeram os ovários a ratos descobriu-se que houve uma perda de massa óssea acentuada, sintoma comum da menopausa. De seguida foram alimentados com um extrato de sumo de romã e sementes durante duas semanas. As descobertas foram de uma reversão da perda de massa óssea, para níveis normais.

Melhoria do Humor – nesse mesmo estudo os ratos a quem foi dada romã viram os seus níveis de depressão diminuídos. Assim, acredita-se que o sumo de romã possa ser eficaz clinicamente para ajudar a tratar senhoras com síndrome depressivo-

Saúde Cardíaca – as romãs podem ajudar a diminuir a incidência de doença cardíaca em mulheres em idade de menopausa pois:

Diminuem o colesterol – são ricas em antioxidantes, que previne contra o mau colesterol (LDL) de oxidar e provocar aterosclerose.

Baixa a tensão arterial – estudos de 2004 (em Israel) mostraram que beber um copo de sumo de romã pode ajudar a baixar a tensão arterial, reduzir a oxidação do colesterol, e a reverter a obstrução das artérias por placas ateroscleróticas.

Coagulação do sangue – pode ajudar a prevenir a agregação e a coagulação do sangue.

Cancro da Mama – as romãs têm propriedades anticancerígenas por conterem antocianinas (pigmentos sem açúcar, flavonoides e óleos).

As romãs são um fruto rico em propriedades estrogénicas, apesar de não aumentar o risco de contrair cancro da mama por ser um adaptador natural, isso significa que aumenta os níveis de estrogénio quando estão baixos, mas bloqueia quando estão elevados. Mesmo a comida tem uma inteligência inata para se adaptar a esta função, podendo ser uma forma mais segura e mais confiável para restaurar a saúde invés de tomar medicamentos.

Tudo Sobre Romãs

As romãs têm imensos benefícios, um copo de 200ml de sumo de romã contém 40% da dose diária de vitamina C, e também ricas em vitaminas A, E e ácido fólico.

Contém antioxidantes denominados por fitoquímico, este atuam sobre os radicais livres impedindo a degradação celular. Os níveis de antioxidantes são maiores do que os que encontramos em bagas e chá verde.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo Tratar de Problemas Nos Pés?
Próximo artigoLide Com o Pânico e Ansiedade

7 COMENTÁRIOS

  1. Maria Jesus

    Adoro romãs! Só não gosto de as descascar

  2. Ana Maria Freire

    pior é encontra-lo . sem muitos açucares para nao engordar também

  3. Da Mariazinha Delícias

    òtimo.. a minha fruta mais apreciada… a ajuda deve vir logo se tiver companheiro de ser ele a descascar…(rir) eu como não tenho tenho de ser eu mesma…(rir)

  4. Helena Fournier

    De quequer maniera eu adoro este fruto que como topos os anos en novembro…

  5. Rosa Costa

    É fácil, com uma colher tira todas as vagas para uma tigelinha ou uma chávena e depois pode comer com colher e assim já não terá de colocar as mãos.

  6. Benefícios dos Frutos Tropicais

    […] quer perder a barriga a mais, é recomendável que coma frutos nutritivos. A romã além de muitos benefícios tem poucas calorias; são ricas em vitamina B1 e vitamina C. Na […]

  7. 7 Benefícios da Romã | Sítio da Mulher

    […] romã é conhecida por ser uma fruta sazonal e rica em benefícios para a nossa saúde. No entanto muitas pessoas subestimam os benefícios da romã, tornando-a num simples […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here