Comer muito após um desgosto amoroso ou não comer nada? Acredita-se que um desgosto amoroso afete o apetite… veja como!

Um desgosto amoroso é sempre complicado de lidar. Fica a moer no interior da pessoa, deixando-nos um vazio profundo. Incrível ou não, foi realizado um estudo sobre o desgosto amoroso e a forma como afeta a nossa dieta. O resultado foi que perder o nosso amor faz com que emagreçamos mais cedo.

As descobertas sugerem que as mulheres percam peso a uma média de dois quilogramas no primeiro mês após a relação terminar. E se após um ano ainda estiverem solteiras, poderão estar até seis quilogramas mais leves. No entanto uma mulher que tenha terminado a relação perde menos peso. Nesta categoria as mulheres perder apenas um quilograma no primeiro mês e cerca de três quilogramas ao fim de um ano se ainda estiverem solteiras.

A Dieta do Desgosto

O Outro Lado…

O desgosto amoroso provoca perda de peso na maioria das pessoas, mas muitas ganham peso. Isto porque há uma tensão direcionada aos hábitos alimentares, em que se come muito procurando conforto (chocolates, cremes, doces são alguns dos alimentos onde se obtém conforto) aumentando automaticamente o peso. A contrapartida é que as pessoas ficam mais inseguras e menos confiantes. Comem mais procurando conforto nos tempos difíceis.

A ciência por detrás

O corpo e a mente estão ligados. No momento em que o nosso corpo fica perturbado, é sintetizada mais adrenalina, que circula pelo corpo, aumentando os níveis de cortisol (hormona de stress). Um aumento de cortisol no corpo leva a um aumento do açúcar no sangue, depressão, tensão alta, acumulação de gordura corporal, perda de massa muscular, perda de cálcio e perda de funções cognitivas. Assim a pessoa fica mais suscetível a perder ou ganhar peso.

Quando se Ganha Peso

Há que parar com a ingestão de comida emocional.

Como reconhecer o problema: compreenda a natureza do problema. Lá por ter terminado uma relação não significa que o mundo acabou. Comer apenas por conforto deve ser apenas uma solução temporária e nunca permanente.

Como mudar: perder o controlo de si mesma apenas fará com que se sinta mais stressada. Pare e avalie-se! O motivo do desgosto amoroso não deve afetar a sua saúde, assim terá que tomar controlo de si mesma. Não se esqueça que comer por comer irá prejudicá-la a longo prazo.

Procure ajuda na família e amigos: por vezes não nos apercebemos de determinadas situações, especialmente depois de um desgosto amoroso. A sua mente não vai querer aceitar a mudança e em determinado ponto o melhor é obter ajuda dos amigos e família.

Não seda às tentações da comida: comer emocionalmente tende a ser automático e fora de controlo. Quando estamos chateadas, pode ter a tentação de comer aquele balde de gelado, ou doces, mas há que parar e pensar! Pois em poucos dias essas calorias extra irão aumentar o seu peso e depois sentir-se-á mal!

Quando se Perde Peso

Não devemos passar fome.

Aprenda a aceitar os seus sentimentos, mesmo os maus: privar-se de uma nutrição adequada não sarará as feridas. Não há mal em sofrer durante alguns dias, mas há que levantar a moral. Voltar à normalidade é importante, para que assim seja mais fácil aceitar o que a vida tem para nos oferecer.

As ruinas da vida: um dos efeitos negativos de passar fome após um desgosto amoroso é o facto de arruinar por completo a sua saúde. Muitas vezes as pessoas deixam de comer porque perdem o apetite. Isto acontece quando se está em choque ou em stress. Mas passar sem comer não é a solução, pois apenas ficará mais fraca, e no futuro terá mais problemas com relacionamentos.

Ficará mais suscetível ao stress: quando não comemos, o nosso estado de humor é afetado, ficamos mais irritáveis e de mau humor. A depressão tem vários sintomas como perturbações do sono, falta de motivação e energia. O que nos faz mais sensíveis ao stress e outras desordens. Comer bem é uma solução para se fortalecer e ultrapassar um desgosto amoroso.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorUma Dieta Rica em Fibras Pode Aliviar a Asma
Próximo artigoMelhore a Sua Saúde em 5 Minutos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here