Uma boa dieta vai muito para além da simples contagem de calorias. Através do programa PointPlus desta dieta, poderá submeter-se a uma estratégia de nutrição extremamente inteligente, onde a cada alimento é atribuído um determinado número de pontos, que será determinado com base no seu valor nutricional. Ao seguir este programa tentará manter o número de pontos pré-estabelecido através da adoção de uma rotina alimentar equilibrada, o que contribuirá para tornar esta dieta muito semelhante a um jogo, e por isso extremamente entusiasmante.

Prós e Contras

  • Coma o que quiser. Nenhum alimento está proibido.
  • Flexibilidade para a criação da sua própria dieta
  • Sistema de pontos entediante
  • Dispendiosa

Tipo de Dieta

Equilibrada

Dietas Semelhantes:

Dieta Jenny Craig, Dieta Clínica Mayo

Objetivo Dieta Vigilantes do Peso

Perder de peso, promete perder 900 gramas por semana

Dieta dos Vigilantes do Peso

Como é que a dieta vigilantes do peso funciona?

Ao iniciar-se neste programa, ser-lhe-á atribuído um determinado número de pontos que deverá consumir diariamente. Esses pontos são calculados com base numa enorme diversidade de fatores, como é o caso de sexo, idade e peso. Sendo que a cada alimento estão associados um certo número de pontos, para respeitar o seu limite pessoal diário deverá ter imensa atenção àquilo que consome. Para conhecer os pontos associados a cada alimento, só precisará de visitar o website da Dieta dos Vigilantes de Peso, onde poderá encontrar os dados referentes a mais de 40.000 alimentos. Geralmente, quanto mais calórico e potencialmente nocivo o alimento for, mais pontos terá. Ou seja, uma salada de frutas terá um número de pontos muito inferior ao de uma pizza.

A empresa criadora desta dieta disponibiliza centenas de receitas, todas elas acompanhadas da pontuação referente aos alimentos que as compõem. Desta forma, não terá grande dificuldade em seguir o programa PointsPlus.

É mesmo possível perder peso com esta dieta?

A maior parte dos estudos efetuados sobre a dieta demonstram que ela é bastante eficaz. Ainda que o novo programa de pontos não tenha sido avaliado, a verdade é que o anterior foi, e com excelentes resultados. Sendo que o novo programa é semelhante ao anterior, é seguro concluir que será igualmente eficaz.

Eis alguns dados retirados de estudos sobre o programa:

  • O emagrecimento a curto prazo representa um objectivo perfeitamente razoável. Após analisarem quatro dietas comerciais (Atkins, Vigilantes do Peso, Slim Fast, and Eat Yourself Slim), investigadores concluíram que quem seguia a dieta dos Vigilantes do Peso conseguiu emagrecer em média mais 2,7 kg do que os seguidores das restantes dietas, durante um período de 4 semanas. Após o primeiro mês deste estudo de 6 meses, os participantes continuaram a perder peso, sem grande diferença entre os diversos grupos. Este estudo foi publicado no British Medical Journal de 2006.
  • As expectativas de emagrecimento de longo prazo também são bastante optimistas. Após de analisarem mais de 600 participantes do programa Vigilantes do Peso (Weight Watchers), os investigadores concluíram que quase 60% ficaram dentro do peso pretendido após o primeiro ano. O número baixou para 45%  após 2 anos, e 37% após 5 anos, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition em 2008. Isto demonstra que esta dieta, não só é eficiente na perda de peso, como também na sua manutenção.
  • De acordo com um estudo publicado em 2011 na Lancet, a dieta dos Vigilantes de Peso é mais eficaz do que a maioria dos restantes programas para a perda de peso. O estudo observou 772 pessoas obesas e com sobrepeso, que ou seguiam a dieta dos Vigilantes do Peso, ou uma dieta receitada pelos seus médicos. Após um ano, os participantes pertencentes à dieta dos vigilantes de peso perderam em média 6,8 kg, em comparação com apenas 3,2 kg dos restantes participantes. Para além disso, 61% daqueles que seguiam a dieta dos Vigilantes de Peso continuou a segui-la, enquanto apenas 54% do restante grupo se manteve fiel à dieta que lhes foi recomendada pelos seus médicos. Acredita-se que, em grande parte, o sucesso desta dieta se deva às constantes pesagens em grupo e encontros de confraternização.
  • Outro estudo publicado em 2011 pelo British Medical Journal concluiu que as pessoas tendem perder mais peso e a poupar mais dinheiro quando optam por um programa comercial de perda de peso como a dieta dos vigilantes do peso. Em 12 semanas, a média de perda de peso dos seguidores da dieta dos vigilantes do peso foi de 4,5 kg, enquanto quem seguiu dietas mais convencionais perdeu apenas 1,2 kg.
  • Após a comparação dos menus de oito programas comerciais de perda de peso, concluiu-se que aquele que oferecia maiores benefícios nutricionais é o dos Vigilantes do Peso, uma vez que dá uma forte ênfase ao consumo de frutas, vegetais e alimentos ricos em fibra, o que contribui para conferir uma maior sensação de saciedade ao organismo. Este estudo foi publicado em 2007 no Journal of the American Dietetic Association.
  • De acordo com um estudo publicado na Annals of Internal Medicine em 2005, aqueles que apresentavam um maior nível de assiduidade nas sessões de grupo semanais dos Vigilantes do Peso durante um período de 2 anos tiveram mais sucesso na manutenção do seu peso ideal do que aqueles que apenas frequentaram os encontros esporadicamente.
  • Um estudo de 2012 confirmou que os seguidores da dieta dos vigilantes do peso tendem a seguir a dieta durante mais tempo do que aqueles que optam por outros tipos de programas. Durante este estudo, que envolveu cerca de 150 pessoas com sobrepeso, divididas por 3 grupos diferentes, concluiu-se que o grupo daqueles associados a esta dieta perdeu em média mais 6 kg do que os restantes grupos.

Há benefícios para a saúde cardiovascular?

Tudo indica que esta dieta oferece, de facto, diversos benefícios para o coração.

  • Após a comparação de seguidores da dieta dos Vigilantes do Peso com seguidores de outras dietas populares, como é o caso da Atkins, Ornish e Zone, concluiu-se que, após um ano, quem seguiu a dieta dos Vigilantes do Peso conseguiu reduzir a sua taxa de mau colesterol para bom colesterol em cerca de 10%, valor esse também alcançado pelas restantes dietas.
  • Um estudo conduzido pela Public Health Nutrition também concluiu que esta dieta pode revelar-se de grande eficácia, não só na redução do mau colesterol, como também de triglicerídeos, que tantos riscos apresentam para a saúde cardiovascular.

Consegue prevenir ou controlar a diabetes?

Ainda que não exista qualquer tipo de evidência conclusiva de que esta dieta realmente ajude a alcançar qualquer uma destas metas, a verdade é que, o simples facto de potenciar a perda de peso já funciona como um forte indicador de que poderá ajudar a prevenir diversas doenças.

Prevenção: Especialistas nesta doença defendem que o aumento excessivo de peso potenciado por ingestões calóricas acima dos valores recomendados poderão contribuir para o desenvolvimento da doença. Assim sendo, perder peso funcionará sempre como um bom método de prevenção.

Controlo: De acordo com o estudo publicado no British Medical Journal os participantes desta dieta conseguiram, em apenas seis meses, reduzir significativamente os níveis de glicose no sangue, o que de grande utilidade poderá ser na prevenção de diabetes de tipo 2.

Há riscos para a saúde?

Não existe nenhuma indicação de que esta dieta possa oferecer qualquer tipo de risco para a saúde.

No entanto, a dieta dos Vigilantes de Peso não é indicada para toda a gente:

  • Crianças abaixo dos 10 anos não deverão submeter-se a esta dieta, e adolescentes abaixo dos 17 só deverão fazê-lo com a aprovação de um médico e dos pais.
  • Mulheres grávidas não deverão participar, uma vez que estão numa fase em que precisarão de ingerir diariamente uma quantidade bastante elevada de calorias.

Esta dieta apresenta-se em conformidade com as recomendações nutricionais?

Gordura. Recomenda-se que as gorduras constituam entre 20 a 30% do total de calorias ingeridas diariamente. A dieta dos Vigilantes do Peso encontra-se dentro desses valores.

Proteína. Também se encontra dentro dos valores recomendados.

Carboidratos. Assim como as proteínas, os carboidratos presentes nesta dieta encontram-se dentro dos valores recomendados.

Sal. A maior parte da população consome níveis excessivos de sal. No entanto, se aderir a esta dieta, evitar comidas processadas e consumir uma boa quantidade diária de frutas e vegetais, conseguirá facilmente manter-se dentro dos valores recomendados de 2.3 mg por dia. Para pessoas acima dos 51 anos e que sofram de doenças crónicas esse valor poderá diminuir para 1.5 mg.

Outros nutrientes essenciais. Estes são mais alguns nutrientes que, apesar de vitais para o bom funcionamento do organismo, não são consumidos nas quantidades recomendadas para a maioria da população.

Fibras. A maior parte das pessoas deverá consumir entre 25 e 30 gramas de fibras por dia. Para ajudar a alcançar este objetivo, o programa dos Vigilantes de Peso oferece diversos guias de orientação que poderão ser livremente seguidos por quem decidir submeter-se a esta dieta.

Potássio. O consumo das quantidades suficientes deste nutriente ajudará a contrariar alguns dos efeitos nocivos do sal, prevenindo o aumento da pressão arterial, a perda de osso e o desenvolvimento de doenças dos rins. A quantidade diária indicada deste nutriente é de cerca de 4,700 mg. A banana é um excelente exemplo de um alimento rico em Potássio, e por isso deverá ser consumida com regularidade.

Cálcio. Ideal para a manutenção de uma estrutura óssea saudável, recomenda-se um consumo diário de 1.000 a 1.300 mg deste nutriente. Estes valores poderão ser facilmente atingidos através da dieta dos Vigilantes do Peso.

Vitamina B-12. A quantidade recomendada para um adulto é de 2-4 microgramas por dia. Para atingir facilmente estes valores certifique-se de que a sua rotina alimentar diária engloba alguns produtos de origem animal, como é o caso do iogurte.

Vitamina D. A luz solar deverá funcionar como a principal fonte desta vitamina. Todos aqueles que não se submetam a uma exposição solar suficiente deverão obter através da alimentação cerca de 15 microgramas diários de Vitamina D. Peixes como o salmão poderão ajudar facilmente a suprimir esta necessidade.

São necessários suplementos? O programa dos Vigilantes do Peso recomenda a todos os seus seguidores a utilização de suplementos multivitaminas, de forma a suprimir da forma mais eficaz possível qualquer tipo de défice nutricional que possa existir. Isto ajudará a manter o peso dentro dos níveis recomendados e a evitar diversos problemas de saúde.

É Fácil Seguir a Dieta Vigilantes do Peso?

O fato desta dieta não exigir grandes privações no consumo de alimentos faz com que se torne relativamente fácil de seguir. E segundo estudos realizados, o suporte emocional retirado das sessões de grupo poderá funcionar como um grande fator de motivação para a conclusão de todos os objetivos desta dieta.

Conveniência da Dieta Vigilantes do Peso

Cada seguidor desta dieta poderá facilmente ter acesso a uma enorme diversidade de recursos informativos, disponibilizados através da internet, guias e até mesmo aplicativos para dispositivos móveis, facilitando assim todo o processo de acompanhamento de pontos.

Receitas. Os membros da dieta dos Vigilantes do Peso terão acesso a milhares de receitas totalmente gratuitas, disponibilizadas no website da empresa. Cada uma destas receitas far-se-á acompanhar de diversos detalhes informativos relativamente a porções, valores nutricionais e PointsPlus.

Comer fora. Com esta dieta não precisará deixar de comer fora. Para ajudá-lo, os Vigilantes do Peso disponibilizam-lhe diversos guias onde poderá encontrar informação detalhada relativamente a restaurantes, assim como recomendações que poderá seguir para encontrar locais que sirvam refeições adequadas ao seu regime alimentar.

Álcool. O álcool deverá sempre ser consumido com a máxima moderação possível. Sendo que muitos são os pontos associados ao álcool, beber um copo de cerveja significa que lhe restarão menos pontos para gastar com comida, o que poderá ser um problema.

Poupar tempo. Se não gosta, ou simplesmente não tem tempo para cozinhar, poderá contar com a possibilidade de ter acesso a diversos produtos alimentares dos Vigilantes do Peso, entre eles cheeseburgers, gelados e sandes.

Extras.  Os membros desta dieta também terão acesso a ferramentas de acompanhamento de peso, dicas de fitness, guia de restaurantes e vídeos de exercício físico.

Mais Sobre a Dieta Vigilantes do Peso

Saciedade:

A saciedade é um dos fatores mais importantes na obtenção do peso pretendido. Felizmente, com esta dieta o seguidor não terá de passar fome, uma vez que, ao incentivar o consumo de alimentos ricos em fibras, como é o caso de cereais integrais, ocorrerá uma perda mais rápida de apetite, o que acabará por dar origem à perda de peso.

Sabor:

Nesta dieta nenhum alimento é proibido. Se lhe apetecer poderá refestelar-se com uma bela pizza de quatro queijos, desde que não se esqueça de respeitar o número de pontos que deverá consumir diariamente. A dieta dos Vigilantes de Peso apenas o ajuda a controlar a quantidade de alimentos que ingere, o que de grande utilidade será na prevenção de excessos alimentares.

Quais os custos associados à Dieta Vigilantes do Peso?

Os preços associados à dieta poderão variar imenso consoante o tipo de programa que escolher. A licença para a participação num número ilimitado de sessões de grupo custará $39.95 por mês, o que também inclui o acesso a ferramentas online. Em alternativa, poderá pagar apenas as sessões a que resolver ir, o que custará entre $12 a $15 por semana, com uma taxa de registo de $20. Para seguir o programa online, pagará um plano de $65. Nenhum destes custos inclui comida.

Esta dieta permite restrições e preferências?

A maior parte das pessoas conseguirá facilmente personalizar a dieta dos Vigilantes do Peso, de modo a adaptar-se na perfeição às suas preferências pessoais. Uma das grandes vantagens desta dieta é que possui imensas vertentes:

  • Vegetariano e vegan
  • Sem glúten
  • Baixo teor de sal
  • Kosher
  • Halal

Qual é o papel do exercício físico?

O exercício físico é bastante encorajado pelo programa dos Vigilantes do Peso. As diversas atividades físicas estão associadas um determinado número de PointsPlus, que contarão como pontos extra que posteriormente poderá gastar com comida. Ou seja, quanto mais se exercitar, mais poderá comer.

Exemplo de Menu Para Dieta Vigilantes do Peso

Aqui fica o exemplo de um típico menu da dieta dos Vigilantes do Peso.

Pequeno-almoço

  • 1 chávena de aveia instantânea simples (3)
  • 1 chávena de queijo cottage sem gordura (3)
  • 1 colher de sopa de geleia ou compota (1)
  • Maçã (0)

Lanche matinal

  • 6 bolachas de água e sal (2)

Almoço

  • 1 chávena de macarrão cozido normal (5)
  • ½ chávena de rim, grão de bico, pinto, ou feijão branco (3)
  • ¼ chávena de queijo feta (3)
  • Tomate em cubos (0)
  • 1 chávena de sopa de feijão preto (2)

Lanche

  • ½ chávena de gelado sem gordura (2)

Jantar

  • 1 tortilha de trigo (2)
  • 88 gr lombo de porco (3)
  • ¼ chávena de creme de leite sem gordura (1)
  • Tomate picado (0)
  • 30 g de queijo sem gordura (1)
COMPARTILHAR
Artigo anteriorDieta Volumétrica
Próximo artigoAs 10 Melhores Dietas (Alegadamente)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here