Com a chegada do inverno, chega também o frio e o aumento dos custos com a eletricidade. Assim, de maneira a conseguir gerir e reduzir esses custos, que por vezes podem ser muito altos, existem alguns investimentos que valem a pena. Aparelhos elétricos mais eficientes e instalação de ar condicionado podem ser boas maneiras de reduzir o uso de eletricidade. Ou então, medidas mais baratas, mais porventura, mais eficazes, como a melhoria do isolamento da sua casa, ou um uso mais eficiente dos seus aquecedores.

O isolamento é a forma mais simples, mais barata e mais eficaz a médio e longo prazo, de reduzir os custos de aquecimento. De que vale ter muitos aquecedores, sistemas de aquecimento de grande qualidade, se houver locais por onde esse calor foge? O problema de muitas casas não é o sistema usado, mas sim, a pouca capacidade que tem para reter o calor. Assim, um pequeno investimento em materiais que tapem esses buracos, como frinchas das portas e janelas, é o suficiente para alterar radicalmente a necessidade de gastos de eletricidade em sua casa. Então se decidir fazer um investimento superior, mudando a caixilharia de sua casa para uma de qualidade superior, com vidros duplos e características próprias para impedir a passagem do calor e do frio, os ganhos são ainda maiores, pois retém o calor no inverno, e impede-o de entrar no verão.

Quando as suas janelas não são de vidro duplo, uma maneira de reter o calor é usando cortinas. Estas têm vários usos, pois além de ajudar a impedir que o calor saia, também retém o calor que recebeu do sol durante o dia. No entanto, tenha atenção que isto resulta com cortinas grossas e pesadas. Se estiver um dia de Sol, abra as cortinas, para deixar aquecer a divisão, minimizando o uso de aquecedores ou do ar condicionado durante o dia.

Outra forma de tornar o uso dos sistemas de aquecimento mais eficazes é usando temporizadores. Dessa maneira, pode programar o seu sistema para que apenas ligue quando realmente for necessário. Por exemplo, se você quer o seu quarto quente quando acordar, não necessita que o aquecimento esteja ligado toda a noite. Se programar para que este ligue uma hora antes de acordar, ou até menos, você terá o quarto igualmente quente, gastando muito menos eletricidade.

O uso de um termóstato pode ajudar a reduzir imenso o gasto de eletricidade. Lembre-se, você não está no verão, e por isso, basta ter uma temperatura agradável constante na divisão onde se encontra. Juntamente com um vestuário adequado à altura do ano, você estará confortável, sem gastar rios de dinheiro a tentar ter temperaturas de verão dentro de sua casa.

Como vê, apesar de não se conseguir controlar totalmente o seu uso pode gerir e minimizar os gastos de eletricidade, através de medidas como um uso mais eficaz dos seus aparelhos, ou então, com um melhor isolamento da sua casa. Com estas dicas, você tem agora ferramentas para baixar consideravelmente o peso destes gastos no seu orçamento.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFormas de Guardar Arroz
Próximo artigoComo Escolher um Soutien de Qualidade

1 COMENTÁRIO

  1. Cristina Gil

    eu é mais manta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here