Seja Homem ou Mulher o aspeto e a saúde do cabelo é uma preocupação constante porque tem impacto na auto estima e na aparência.

Neste artigo vamos abordar os tipos de cabelo que existem e os problemas mais comuns.

Tipos de Cabelo, Problemas e Soluções

Cabelo Seco

Os cabelos secos são fáceis de detetar porque são ásperos ao toque, sem brilho e quebradiços e de difícil manuseamento.

Como as glândulas sebáceas estão a funcionar deficientemente estes são os problemas que originam os cabelos secos e as causas podem ser por uma alimentação desequilibrada, problemas endócrinos ou sistema nervoso.

Cuidados gerais a ter:

Deve sempre utilizar um champô adequado ao seu tipo de cabelo com tensioativos suaves. Todos os restantes produtos como condicionador, óleos ou loções devem ser de acordo com o seu tipo de cabelo e pode encontrar estes produtos em lojas de produtos naturais ou em grandes superfícies, sendo que nas lojas de produtos naturais tem um atendimento mais personalizado da qual pode informar-se detalhadamente sobre os produtos de forma a comprar o mais indicado para si.

Cabelo Oleoso

O cabelo oleoso é detetado pelo seu aspeto gorduroso e pegajoso. É um tipo de cabelo que é muito chato de se ter, até porque em muitos cabelos oleosos podem ter origem de caspa e muito por culpa da excessiva atividade das glândulas sebáceas.

Tal como o cabelo seco, as causas podem ser ao nível de sistema nervoso, alimentação desequilibrada ou disfunção endócrina.

Cuidados gerais a ter: Utilizar produtos especialmente desenvolvidos para o seu tipo de cabelo, nomeadamente produtos naturais à base de levedura de cerveja ou urtiga-branca.

Outros problemas de cabelo

Alopecia

A alopecia é identificável pela perda parcial ou total do cabelo e as causas podem ser várias como problemas genéticos, stress, má alimentação, alterações hormonais ou genéticos entre muitos outros.

Para prevenir deve não usar químicos no cabelo, principalmente aqueles utilizados em tintas e colorações de cabelo. Não deve também usar o secador para não fragilizar ainda mais os cabelos e não andar de cabelo apanhado.

É aconselhável utilizar produtos específicos para este problema assim como suplementos alimentares naturais que favorecem a saúde capilar.

Caspa

Existem dois tipos de caspa, a seca e oleosa. A mais frequente é a caspa seca onde é encontrada no tipo de cabelo seco, este tipo de caspa liberta-se facilmente do cabelo sendo por vezes bastante incomodativo na vida das pessoas, causando baixa auto estima.

A caspa oleosa encontrada nos cabelos oleosos é encontrada normalmente na região frontal do couro cabeludo podendo inclusive formar pequenas placas. Neste tipo de caspa é comum ser acompanhada de eritema e prurido com alguma intensidade.

Cuidados a ter:

Ambos:

  • Lavagem do cabelo com um champô adequado ao tipo de cabelo
  • É necessário um efeito estimulante da circulação total e para isso aplique loções adequadas a este problema. (Zimbro, Bétula, Óleo de pinheiro etc..)

Para cabelos com caspa os produtos derivados de enxofre (champô, óleos.) costumam ter bons resultados, por isso aconselhamos que vá a uma loja de produtos naturais para lhe recomendarem e mostrarem os produtos existentes.

Seborreia

A seborreia é aquela sensação de gordura atrás das orelhas e normalmente tem a ver com o facto de ter caspa oleosa, mas também a causa pode ser devido a hipersecreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Para combater a seborreia deve utilizar os produtos adequados para o cabelo, que são semelhantes aos utilizados no caso de caspa oleosa.

Se verificar que não tem caspa oleosa ou que existe o risco de alopecia, era bom que fosse a um especialista para identificar a origem do problema, porque pode ser por causa de alterações hormonais, hereditário entre outros.

Produtos com extratos de agrião ou alecrim são bons para estas situações.

Produtos Naturais

Como deve ter reparado em todas as situações recomendamos produtos naturais porque para qualquer tipo de cabelo, quando menos químicos forem usados melhor para a saúde capilar.

Existem no mercado vários produtos naturais para os problemas aqui descritos e além de não conterem químicos, costuma ter uma melhor eficácia porque têm uma maior concentração dos ingredientes necessários para o tipo de cabelo ou o problema em causa.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDieta Para Emagrecer em 7 Dias
Próximo artigoSaiba Como Acabar Com Inchaço Abdominal Matinal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here